O Objetivo deste projeto é de apresentar conceitos, informações, leis e reflexões, de forma abrangente, sobre o tema, chamando a atenção para exemplos da vida cotidiana da população Brasileira em que ações e campanhas devem estar presentes. Nosso direito de editar baseia-se no capítulo V da constituição, artigo220: “A manifestação de pensamento, da criação e expressão, bem como a informação sob qualquer forma, processo ou veiculação, não sofrerão qualquer restrição observando o disposto nessa constituição. Os meios de comunicação não podem direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio, a publicação de veículo de comunicação independente de licença de autoridade.” Resolução do STF 05/08/09 Diário Oficial.
Inadequado feitos nocivos do incêndio
- Queimaduras - Profundidade
- Extensão
- Localização Queimaduras Entende-se por queimadura a ação direta ou indireta do calor sobre a pele do organismo humano.
As queimaduras configuram importante causa de mortalidade, pois tornam o organismo mais vulnerável a infecções que podem ocasionar maiores danos, como febre, complicações neurológicas e oftalmológicas.
As queimaduras podem ocorrer:
pela ação direta das chamas;
pelo contato com fumaça e gases quentes – decorrentes das características (móvel e quente) da fumaça e dos gases provenientes do ambiente incendiado;
pelo contato com líquidos ou vapores quentes;
pelo contato com superfícies aquecidas;
em decorrência de choques elétricos – quando a corrente elétrica é transformada em calor pelo efeito Joule (esse tipo ocorre com menos freqüência).
Além disso, as queimaduras resultam em um considerável aumento da parcela da população com deficiência física, devido às seqüelas.
Dentre as mais graves, estão a incapacidade funcional (especialmente quando atinge as mãos), as deformidades estéticas (sobretudo da face), além dos danos de ordem psicossocial.
A principal causa de queimaduras em bombeiros ainda é o uso do EPI incompleto ou mal colocado, deixando partes da pele expostas, ou ainda EPI inadequado para combate a incêndio, como o caso das luvas de raspa de couro. As manifestações locais mais importantes nas queimaduras são:
não eliminação de toxinas - não há produção de suor;
formação de substâncias tóxicas;
dor intensa que pode levar ao choque;
perda de líquidos corporais;
destruição de tecidos e infecção, comprometendo assim a integridade funcional da pele.